Sabonete de cinzas

Como Fazer Sabonete de Cinzas 100% Natural;

Sabonete de Cinzas

Este é um passo a passo detalhado de como fazer um sabonete de cinzas vegetais. Você pode conseguir cinzas facilmente a partir da queima de folhas e galhos secos.

A composição das cinzas

Os vegetais precisam de vários nutrientes para o seu desenvolvimento e crescimento, dentre estes nutrientes estão os sais minerais como.

O magnésio que é um componente da molécula de clorofila fazendo parte de seu pigmento vegetal importante para fotossíntese.

O potássio, que além de outras funções é um regulador osmótico necessário a atividade enzimática e a síntese proteica, é um nutriente móvel. Após absorvido passa de um órgão a outro da planta, ou seja da raiz as folhas.

O cálcio é encontrado em concentrações relevantes na parte celular das plantas, juntamente como o silício que é absorvido pelas raízes na forma neutra como ácido monosilicico.

Podemos citar também o ferro, manganês, zinco dentre outros minerais que são extraídos do solo e absorvidos pelas raízes das plantas.

Lavando as cinzas

Estes minerais possuem alto ponto de ebulição, portanto quando os vegetais são queimados, os minerais não são separados. Porém, ao reagir com o oxigênio, oxidam. Com isto podemos definir as cinzas como resíduos inorgânicos sólidos que permanecem após a queima, de uma substância geralmente orgânica (plantas). As cinzas são constituídas, principalmente, por óxidos metálicos.

Quando a cinza é lixiviada (lavada com água) os óxidos solúveis são convertidos a hidróxidos, os carbonatos se solubilizam gerando um extrato alcalino.

O Óxido de potássio (K2O) é um composto muito alcalino e reage violentamente com a água. Essa reação produz o corrosivo hidróxido de potássio (KOH).

O óxido de cálcio (CaO) é um sólido branco pouco solúvel em água à temperatura ambiente. Ele gera soluções com alta alcalinidade, de pH em torno de 12,8. A chamada água de cal é uma solução saturada de óxido de cálcio. O óxido de cálcio pode ser obtido pela calcinação (aquecimento) do carbonato de cálcio, até sua transformação em óxido de cálcio (cal viva).

O óxido de sódio metálico (Na2O), quando tratado com água, resulta no hidróxido de sódio: (NaOH ).

Cerca 300 ml de coada contêm 20 gramas de hidróxido que reage com 100 gramas de óleo.

 

Conheça o canal do Fábio Guimarães no Youtube!

Conheça nossa loja virtual!

Posted in Dicas, Faça você mesma, Receitas and tagged , , , , .