Como lavar e passar roupas bordadas pode se tornar um pesadelo se não soubermos alguns truques.
Lavar
Temos por costume lavar à máquina todas as peças que fazemos. Usamos o programa para roupas delicadas e também o sabão para roupas delicadas (tipo Ola).
Se você prefere lavar à mão, evite esfregar: os sabões para roupas delicadas dispensam isso. Basta colocar a roupa de molho e de vez em quando apertá-la para sair a água: você verá que a cada apertada sai um pouco da sujeira.
Para secar, usamos a secadora, mas também podem ser secadas no varal, de preferência na sombra.
Passar
Bordados devem ser passados de preferência pelo avesso. Ao passá-los pelo lado direito, principalmente se forem bordados com ponto cheio ou ponto cruz , o calor do ferro “achata” os pontos, tirando sua textura original. Uma vez feito isso, não há como voltar o bordado à sua aparência primitiva.
Os tecidos de algodão e linho são difíceis de “esticar”. Para eles, costumamos usar um pouco de goma, que jogamos em cima do pano com um borrifador antes de passar. Você pode comprar a goma pronta, no supermercado, ou fazê-la em casa mesmo: basta misturar uma colher de sopa de amido de milho (maisena) em um litro de água, e juntar um pouco de amaciante de roupa nessa mistura, para tirar o cheiro do amido.
Siga-nos no Facebook!